GLOBALG.A.P. é uma marca registada e um conjunto de normas de boas práticas agrícolas para beneficiar agricultores, retalhistas e consumidores em todo o mundo.

GlobalG.A.P. (Good Agricultural Practices) refere-se a um conjunto de normas agrícolas internacionalmente aceite e é reconhecido em mais de 100 países e pela Global Food Safety Initiative (GFSI). A GlobalG.A.P. oferece orientação sobre práticas sustentáveis de produção, bem-estar animal e saúde e segurança dos trabalhadores. A certificação ajuda os produtores a satisfazer a procura de alimentos sustentáveis e de alta qualidade e permite que retalhistas e consumidores escolham produtos de qualidade com confiança. 

Ao obter a certificação GlobalG.A.P., a sua organização demonstra aos consumidores e retalhistas o seu compromisso com uma produção alimentar segura e sustentável. O programa é respeitado por retalhistas de todo o mundo e pode ajudar a levar o seu produto a novos mercados. A norma também melhora o desempenho dos negócios a longo prazo, promovendo a eficiência e reduzindo o desperdício. 

Ao adotar o referencial GlobalG.A.P. globalmente aceite, poupará tempo e recursos de lidar com inúmeras auditorias diferentes. Para corresponder ao âmbito global do programa, temos especialistas em todo o mundo com o conhecimento e a experiência necessários para ajudá-lo a obter a certificação. 

Principais Benefícios 

Segurança Alimentar e Rastreabilidade

A certificação GlobalG.A.P. oferece aos clientes a garantia de que os padrões de operação nas quintas produzem consistentemente alimentos seguros e rastreáveis. Trata-se de um sistema de reconhecido pela GFSI, o que oferece uma garantia adicional da robustez da norma. 

Reconhecimento internacional

A natureza do fornecimento global significa que os compradores podem adquirir produtos de todo o mundo com confiança em três áreas de produção: – colheitas, pecuária e aquacultura. 

Acréscimo de Valor

Muitas empresas exigem a certificação GlobalG.A.P. A como parte do seu sistema de gestão de fornecedores, pelo que ao adotar esta norma poderá abrir portas a potenciais clientes. 

Porquê escolher a Intertek para a sua certificação GlobalG.A.P.? 

A Intertek é um organismo de certificação de segurança alimentar líder mundial, com acreditação para programas reconhecidos mundialmente, incluindo a Certificação do Sistema de Segurança Alimentar (FSSC 22000), BRCGS, International Featured Standards (IFS Food) e Safe Quality Food (SQF). Os nossos auditores especializados em segurança alimentar podem trabalhar com a sua organização para garantir que os seus produtos sejam produzidos, preparados, embalados, distribuídos e certificados de acordo com os mais altos padrões de segurança alimentar. 

A Intertek é um Organismo Certificador acreditado para a norma GlobalG.A.P. que pode oferecer-lhe mais do que um certificado. Temos o conhecimento, a experiência e a presença global para apoiá-lo e guiá-lo durante todo o processo, ajudando-o a enfrentar os desafios e maximizar os benefícios da certificação GlobalG.A.P. Podemos apoiá-lo através de formação, avaliação pré-auditoria, auditoria final e avaliações de acompanhamento. 

O que inclui a norma GlobalG.A.P.? 

O Certificado GlobalG.A.P., também conhecido como Norma Integrada de Garantia Agrícola (Integrated Farm Assurance Standard, IFA), abrange as Boas Práticas Agrícolas para a agricultura, aquicultura, pecuária e horticultura.

 Abrange igualmente aspetos adicionais da produção alimentar e da cadeia de abastecimento, como a cadeia de custódia e o fabrico de alimentos compostos para animais. Os requisitos da GlobalG.A.P. incluem segurança alimentar, rastreabilidade, ambiente, saúde e segurança do trabalhador, bem-estar animal e gestão de colheitas.

A norma GlobalG.A.P. Fruit & Vegetables abrange todas as fases da produção, desde as atividades pré-colheita, como a gestão do solo e a aplicação de produtos fitofarmacêuticos, até ao manuseamento, embalagem e armazenamento dos produtos pós-colheita. A Norma foi avaliada com sucesso de acordo com os Requisitos de Benchmarking da GFSI e obteve o reconhecimento da GFSI para o âmbito B1 Cultivo de Plantas e D Manipulação de Pré-Processamento de Produtos Vegetais.

A norma Combinable Crops abrange: Material de Propagação, Máquinas e Equipamentos, Proteção de Culturas, Colheita, bem como Manuseamento de Culturas Colhidas.

A norma GlobalG.A.P. Integrated Farm Assurance (IFA) consiste em Regras Gerais e Pontos de Controlo e Critérios de Conformidade (CPCC). O critérios GlobalG.A.P. IFA CPCC são modulares e consistem em: 

 

  • Módulo All Farm Base: Esta é a base de todos os sub-âmbitos e define todos os requisitos que todos os produtores devem cumprir para obter a certificação; 
  • Módulo The Scope: define critérios claros com base nos diferentes setores de produção de alimentos. A GlobalG.A.P. abrange 3 âmbitos: Colheitas, Pecuária e Aquacultura; 
  • Módulo The Sub-scope: Estes CPCC abrangem todos os requisitos para um determinado produto ou aspeto diferente da cadeia de produção e abastecimento alimentar. 

Os âmbitos (por exemplo, pecuária) são automaticamente associados aos sub-âmbitos solicitados por um produtor ou agrupamento de produtores. Por exemplo, um produtor de aves deve cumprir com o módulo “All Farm Base”, o módulo de âmbito Pecuária e o CPCC de Aves para receber um Certificado GlobalG.A.P. de Aves de Capoeira. Os produtores pecuários também são obrigados a obter os seus alimentos compostos de fornecedores fiáveis. O GlobalG.A.P. O Compound Feed Standard ajuda os produtores pecuários a encontrar fabricantes de rações compostas certificados pela GlobalG.A.P.

 

O referencial GlobalG.A.P. O CoC identifica o estado do seu produto durante todo o processo, desde a quinta até ao retalhista. Estabelece requisitos rigorosos para o manuseamento de produtos certificados e a separação adequada de produtos certificados e não certificados nas unidades de operação de processamento.

O GRASP é um módulo voluntário, pronto a usar, desenvolvido para avaliar as práticas sociais na exploração agrícola, tais como aspetos específicos da saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores. Os requisitos legais relativos aos pontos de controlo (como salário mínimo, idade do emprego legal, horário de trabalho, etc.) diferem de país para país. Quando os requisitos são mais rigorosos, a legislação local tem precedência sobre o GRASP. Onde não há legislação (ou a legislação não é tão rigorosa), o GRASP fornece os critérios mínimos de conformidade para um bom sistema de gestão social.

 

Em resposta às crescentes preocupações relativas a aspetos específicos do processo de produção agrícola e da cadeia de abastecimento, a GlobalG.A.P. desenvolveu módulos adicionais que melhoram a sua certificação GlobalG.A.P. Esses complementos feitos à medida atualizam o seu estado como produtor e oferecem aos compradores garantias específicas adaptadas aos seus interesses e preferências. 

Tesco NURTURE. Desde janeiro de 2017, o programa Tesco NURTURE tornou-se um módulo NURTURE adicional aos atuais processos de auditoria GlobalG.A.P. IFA Versão 5. Isso reduziu a duplicação de auditorias e aumentou a flexibilidade para os fornecedores ao escolher como querem que os seus locais sejam avaliados. 

FSMA. Nos Estados Unidos, a Lei de Modernização da Segurança Alimentar (Food Safety Modernization Act, FSMA) da Food and Drug Administration (FDA) exige que práticas específicas sejam implementadas e seguidas para a produção, manipulação e importação de produtos alimentares. Para apoiar os esforços de implementação ao nível do produtor, a GlobalG.A.P. oferece o seu complemento FSMA Produce Safety Rule para abordar pontos de controlo encontrados na FSMA Produce Safety Rule (FSMA PSR). 

SPRING - Programa Sustentável de Rega e Uso de Águas Subterrâneas. Um complemento ao nível da exploração agrícola que ajuda produtores, retalhistas e comerciantes a demonstrar o seu compromisso com a gestão sustentável da água e que pode ser implementado em conjunto com a Norma GlobalG.A.P. IFA para Colheitas. 

GlobalG.A.P. Plus. Um conjunto de requisitos baseados no regulamento de boas práticas da McDonalds. 

Albert Heijn Protocolo para os resíduos.Verificação sistemática para a colheita de amostras que atestem a conformidade com as normas exigidas.

Contact Intertek

Precisa de ajuda ou tem alguma dúvida?