A Intertek presta serviços de inspeção pré-embarque(PSI) a governos como forma de proteger as suas receitas de importação e as dos seus cidadãos.
Os governos implementam programas de PSI para garantir que as importações cumprem os seus regulamentos. O incumprimento destes regulamentos pode levar a:
- Perda de direitos valiosos e receitas tributárias
- Perda de reservas cambiais (em países onde existem controlos cambiais)
- A possível importação de bens de qualidade inferior ou proibidos
- Realiza-se uma inspeção física da mercadoria no país de exportação antes da expedição, determinando a natureza exata da mercadoria.
- A fatura e outros documentos são depois analisados e determina-se uma avaliação precisa e o código de tarifa aduaneira. Isto juntamente com as taxas de impostos publicados pelo país do cliente , permite calcular os impostos a pagar.
- Depois, o certificado da Intertek é enviado ao importador. Este é utilizado para comprovar o pagamento dos impostos corretos , antes do desalfandegamento das mercadorias.
- Os impostos realmente pagos são comparados com os certificados da Intertek e as inconsistências serão investigadas e corrigidas.
A Inspeção Pré-embarque (PSI) da Intertek maximiza as recolhas de impostos . Ao realizar uma avaliação aos impostos no país de exportação, os importadores não têm oportunidade de pressionar a alfândega para obterem taxas mais baixas.
A Conformidade com o Acordo da Organização Mundial do Comércio (WTO) sobre o Valor Aduaneiro é agora obrigatória para todos os membros. Sem a PSI da Intertek, os países que implementam o Acordo têm, invariavelmente, uma redução na recolha de receitas. A Intertek certifica-se de que o Acordo é integralmente implementado conforme exigido pela WTO e de forma a manter a cobrança dos impostos.
Facilitação do comércio: as administrações aduaneiras incompetentes e o incumprimento dos procedimentos de importação pelos importadores podem atrasar a comercialização. Um certificado da Intertek garante o desalfandegamento rápido ao realizar as inspeções físicas e documentais necessárias antes do envio.
O IPE da Intertek dissuade a fuga de capitais em países onde existem controlos cambiais ao impedir a faturação deliberadamente inflacionada. Isto pode empobrecer as reservas cambiais, podendo também reduzir o rendimento tributável declarado por empresas multinacionais.
A PSI da Intertek reduz significativamente a incidência de importações ilegais, como resíduos radioativos, ao inspecionar as expedições no país de exportação antes do envio.
Quando um programa de PSI entra em vigor, cria-se uma base de dados ampla com informação comercial essencial, que pode ser fornecida ao Governo Cliente em vários formatos, como auxiliar na tomada de decisões económicas e para dar confiança aos doadores.
