Como parte da Textile Exchange, Recycled Claim Standard (RCS) tem como objetivo verificar o conteúdo reciclado dos produtos.
Existe uma crescente consciencialização dos consumidores para a compra de produtos contendo materiais reciclados, o que levou a indústria têxtil, entre outras, a concentrar-se cada vez mais neste mercado de reciclagem. Por sua vez, as empresas estão a explorar modelos circulares para recolher e reutilizar materiais que podem ser transformados em novos tecidos e peças de vestuário com a ajuda de diferentes tecnologias de reciclagem.
A Recycled Claim Standard (RCS) é uma norma internacional voluntária que estabelece os requisitos para a certificação por terceiros do conteúdo reciclado e da cadeia de custódia. O objetivo é aumentar a utilização de materiais reciclados. O referencial RCS não aborda a utilização de produtos químicos ou outros aspetos sociais ou ambientais da produção para além da integridade do material reciclado. O RCS baseia-se nos requisitos da cadeia de custódia do Content Claim Standard (CCS).
A Intertek está acreditada pela Textile Exchange para certificar as empresas de acordo com a norma RCS (Recycled Claim Standard), ajudando as empresas a:
- Verificar material reciclado;
- Identificar se o material é “pré-consumo” ou “pós-consumo”;
- Proporcionar uma cadeia de custódia robusta desde a origem até ao produto final.
Todas as empresas certificadas podem utilizar o logótipo da RCS para fins comerciais e de marketing. A utilização do logótipo depende da sua utilização:
Quando um produto contém 95% a 100% de material reciclado, o logótipo RCS 100 pode ser utilizado. | ![]() |
Quando um produto contém entre 5% e 95% de material reciclado, só pode ser utilizado o logótipo RCS Blended. | ![]() |
Mais informação:
- SourceClear - Certificações Textile Exchange
- Certificações Textile Exchange Standards
Serviços para os têxteis e o vestuário:
